Saiba como Plantar Mudas Nativas

Que tal você plantar uma muda nativa de Paineira, Unha de vaca, ou Ipê Amarelo, roxo, branco etc… Abaixo saiba como plantar e cuidar de sua muda.

Espaço Entre As Mudas.
As mudas deverão ser plantadas com espaçamento mínimo de 2,5 metros umas das outras para que tenham espaço para crescer.

Abrindo A Cova.
Abra uma cova quadrada de 30cm X 30cm X 30cm. Guarde a terra retirada da cova porque ainda será utilizada.

Adubando A Terra.
Misture à terra retirada da cova 3 xícaras de chá (300g) de adubo orgânico. Divida a terra em dois montes. Misture no primeiro monte 1 xícara de chá (100g) de adubo químico (NPK 5:20:20) e 100 g de calcáreo. Coloque somente o primeiro monte de volta na cova.

Plantando A Muda.
Retire a muda do saco plástico com cuidado para não machucar a planta e coloque-a no centro da cova. Com o segundo monte de terra preencha a cova. Pressione o solo ao redor da muda com as mãos para que fique firme, sem socar.

Colocando a Estaca.
Crave a estaca no solo ao lado da muda, mas não muito perto para não prejudicar o crescimento da raiz. Certifique-se de que a estaca está bem firme para não entortar com o vento. Amarre a muda à estaca com barbante em forma de “8”.

Fazendo O Coroamento.
Limpe em volta da muda, reduzindo a vegetação para que não ocorra concorrência por água, luz e nutrientes. Faça um círculo ao redor da área que você limpou com o que sobrou do segundo monte de terra. Isso vai ajudar o solo a segurar mais água para a planta.

Irrigando A Planta.
Depois que você terminar de plantar não esqueça de molhar a planta. Coloque 2 litros de água em cima de cada muda que você plantou. Caso não chova molhe a muda uma vez por semana.

Cuidando Da Planta.
Pelos próximos 4 meses você tem que ter um cuidado maior com a planta. Mantenha sempre limpa a área ao redor da muda que você limpou quando plantou. Verifique se a estaca está firme. Olhe se a muda ainda está amarrada à estaca. E, cuide para que formigas não se aproximem da muda.

Dicas: O melhor horário para molhar a muda é no final da tarde porque o sol já não está tão forte. Isto evita que as folhas da planta fiquem queimadas pelo contato do sol forte com a água.

A maioria das mudas pode ser plantada em qualquer época do ano. No verão os cuidados com a rega deverão ser intensificados.

Enviado por: Fernanda P.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *