Por Que as Pessoas Traem?

A pergunta é antiga e muitos estudiosos buscam a resposta. Mas o que se sabe até agora é que o conceito da palavra traição está mudando, e mulheres e homens que dão aquela “escapadinha” se justificam de maneiras diferentes.

Motivo de Sobra?
Entre as desculpas para as puladas de cerca estão os hormônios a mil, no caso dos homens, e falta de atenção, justificativa mais comum entre as mulheres.
“Muitas vezes a traição masculina vem acompanhada pela novidade, vontade de experimentar uma sensação nova, excitação, instinto de caçador ou eles simplesmente responsabilizam as parceiras por estarem mal-cuidadas e de esquecerem-se deles, por serem ciumentas demais, pegarem no pé e por aí vai”, afirma a psicóloga Marcella Almeida.
Já as mulheres costumam colocar a culpa no parceiro. Quando surge a sensação de que ele não é mais como antes, aquele colega de trabalho, por exemplo, passa a ser muito mais sedutor.

Depois da Traição…
…Vem a culpa! Marcella explica que o sentimento é muito comum, principalmente por parte delas, depois de algum ato de infidelidade . “Além de ver claramente a responsabilidade do parceiro, algumas mulheres acreditam que o problema é com elas”, afirma. A especialista ressalta que a forma como lidamos com o amor está sempre mudando, e cada pessoa tende a priorizar diferentes aspectos em seus relacionamentos.
Alguns vão priorizar o respeito, o casamento. Na sua maioria, a liberdade será prioridade. Outros devem adotar como fator principal exclusividade sexual sem compromisso”, comenta. Por isso, é importante que você converse com seu parceiro para estipularem, juntos, o que caracteriza traição e para que saibam lidar com a opção que escolherem.

Consultoria: Marcella Almeida psicóloga da Clínica De Especialidades Integrada de São Paulo.

Enviado e adaptado por: Francisca Ulman.
Fonte: Malu/Outubro/2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *