O Clareamento Realmente Torna os Dentes Sensíveis?

Verdadeiro. “O que se sabe é que ele pode provocar picos de hipersensibilidade nas primeiras horas após a aplicação do gel”, esclarece Sergio Rosiello, do Crosp.

A causa está no peróxido de hidrogênio, substância que compõe a maioria dos produtos usados no procedimento e que pode penetrar no esmalte e na dentina, reagindo com os fluídos presentes nos túbulos dentinários e causando o incômodo em questão. Logo, o clareamento caseiro não é indicado.

“Todo caso precisa ser  analisado por um cirurgião – dentista. Alguns pacientes não podem se submeter  ao clareamento. É o caso de pessoas com histórico de sensibilidade, quadros de raízes expostas, dentes desgastados, fumantes, grávidas, entre outros!, acrescenta a especialista Marcele Yumi Sakai, cirurgiã-dentista especializada em Saúde Coletiva e da Família pela Universidade de São Paulo (USP). “Pacientes com muitas restaurações nos dentes da frente também precisam ser avaliados com critério, pois os dentes naturais serão clareados , e as restaurações e próteses , não”. Afonso Luís Puig Pereira, dentista do Hospital Albert Einstein (SP), ressalta que alguns indivíduos, por outro lado, não sentem incômodo algum. O especialista também afirma que a ideia de que esse tratamento torna a dentição mais frágil não passa de um mito.

Enviado e adaptado por: Lucimara Tôrres.
Fonte: Viva Saúde/Julho/2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *