Lactobacilos – Por Que Usá-los

Os lactobacilos são usados para recuperar a flora intestinal.

Flora intestinal é um conjunto de bactérias que naturalmente habitam o intestino, ajudando na digestão de alimentos e controlando (por competição) o crescimento de micro organismos patogênicos (outras bactérias, fungos, protozoários etc).

Estas bactérias intestinais (bifidobactérias) são organismos unicelulares que funcionam quase como um “órgão” metabolizador, tendo portanto a capacidade de influenciar na saúde e bem estar do corpo. Elas desempenham uma série de funções vitais para a nossa saúde: elas fornecem energia para a renovação das células intestinais (enterócitos), melhoram a absorção de minerais e nutrientes, sintetizam vitaminas, diminuem o Ph do cólon formando um meio onde as bactérias potencialmente patogênicas não podem crescer e se desenvolver e produzem bacteroquinas que atuam como verdadeiros antibióticos que inibem as bactérias patogênicas.

Constituem uma barreira protetora que impede a entrada de substâncias estranhas e nocivas ao organismo.

A flora intestinal ainda produz a imunoglobulina A (IgA) que impede que micro organismos possam aderir na superfície das células do intestino.

Qualquer interrupção nessa simbiose pjode resultar em condições potencialmente fatais. O desequilíbrio da flora pode ser prevendo com administração de micro organismos vivos, os lactobacilos. O ideal é sempre usar lactobacilos após o uso de antibióticos, laxantes e após um quadro de infecção intestinal.

No adulto, a flora é influenciada pela alimentação, pelo código genético, pelo meio em que a pessoa vive, pleo uso de antibióticos, por stress, por infecções, pela idade, pelo clima, pelo trânsito intestinal, por doenças em outros órgãos como o fígado ou rim.

Por: Paula Mendonça Fernandes
Fonte: SOS Dona de Casa. Set/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *