Desacelere – Saiba Como Diminuir o Ritmo

Se você sente que está sempre com pressa e que o dia está muito curto para dar conta de tudo o que tem para fazer, talvez seja hora de diminuir o ritmo. Ou até mesmo parar e não fazer nada , nem que seja alguns minutos por semana.

Enquanto algumas pessoas gostam de fazer tudo com mais calma e logo se incomodam quando o passo aperta, outros gostam de sentir que o dia está cheio. Quando isso acontece fica difícil reconhecer a hora de pisar no freio. “Geralmente são os outros que sinalizam e dizem que você está sempre apressado”, ensina a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

E você, vive correndo atrás do relógio?

Confira dicas para ficar mais calmo.

Priorize.
Você tem oito tarefas para o dia, mas duas delas são muito importantes? Dê prioridade a elas . Algumas podem ficar de fora – agende para outro dia, cancele ou, se puder, peça ajuda a outra pessoa. Pergunte-se sempre:

“Qual o melhor uso para o meu tempo agora?”. “As vezes, não dá para decidir sobre o seu próprio tempo – é o caso de um médico que lida com emergências, por exemplo, mas,quando dá, a pessoa tem que fazer o que tem vontade”, diz Ana Maria.

Uma Agenda Possível.
Organize as atividades do dia alocando tempos realistas.
Inclua o tempo para fazer pausas e para conseguir as informações ou material de que precisa para realizar as tarefas.

Crie Tempo.
Acorde alguns minutos mais cedo e evite começar o dia correndo para o trabalho ou estudo. Avalie se há outras maneira de ganhar tempo durante o seu dia. Fazer academia perto do trabalho, por exemplo, pode livrar você do trânsito no trajeto de casa para lá.

Treine O Relaxamento.
Adote a respiração abdominal como técnica de relaxamento.
Inspire profundamente, sempre pelo nariz, e solte o ar pelo nariz ou pela boca, movimentando o abdômen como se fosse um balão. Também vale ouvir uma música, sair para um café ou ler textos de seu autor favorito.O importante é praticar regularmente para recorrer à técnica nos momentos maior tensão.

Faça Nada.
Reserve 10 minutos , duas vezes por semana, para fazer absolutamente nada
. Nada mesmo. Não vale ler, ver TV, muito menos fazer listas de pendências. É o que recomenda Marcelo Bohrer, criador do Clube de Nadismo.

“A primeira dica é se permitir parar para fazer nada. Não somos máquinas, e o momento de fazer nada não é inútil, é valioso e necessário para a saúde.”, diz. Para começar, ajuda bastante escolher um lugar tranquilo e silencioso, como um jardim ou um terraço. Para desligar a mente dos problemas, vale buscar apoio no ritmo da natureza: acompanhe as nuvens, ouça o vento e deixe a mente vagar.

Enviado por: Tamires Coutinho
Fonte: Saúde + Lazer.

Um comentário sobre “Desacelere – Saiba Como Diminuir o Ritmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *