A fruta do século: Maná-Cubiu

Fruta nativa da Amazônia Ocidental, Maná-cubiu vem sendo estudado há 18 anos pelos cientistas e pesquisadores Dr. Danilo Fernandes da Silva e Dra. Lucia K. Yuyama, e há 25 anos pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Por conter um alto teor de niacina ( vitamina B-3) pode ser considerada uma fruta medicinal pois combate fortemente o colesterol, triglicerídeos, anemia, diabetes, pressão alta, enxaqueca, depressão, ácido úrico, além de ser digestivo, diurético e tônico sexual.
Além da niancina o mana- cubiu é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C, pectina que combate a diabetes.
A falta de niancina pode causar mundanças negativas na personalidade. A necessidade diária recomendada para adultos, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA é de 13 à 19mg. Essencial para a síntese dos hormônios sexuais (estrógeno, progesterona, e testosterona) bem como da cortisona, tiroxina e insulina. Necessária para um sistema nervoso saudável e para as funções cerebrais.

Nutrientes: contém alto teor de vitaminas A e C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência.

Propriedades Medicinais:

  • Purifica o sangue;
  • Diminui a albumina dos rins;
  • Fortifica os nervos ópticos;
  • Limpa as cataratas;
  • Alivia problemas da garganta;
  • Controla as amibiasis;
  • Coadjuvante no tratamento do carcinoma de próstata e colesterol elevado;
  • Estimulante do sistema imunológico.

Recentemente cientistas da fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substância chamada “physalina” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados, a Fio Cruz e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.

Combate as seguintes doenças:

  • Diabetes;
  • Reumatismo Crônico;
  • Doenças de Pele;
  • Bexiga, rins e fígado;
  • Efeito anti- viral contra o vírus da gripe.

Fonte: Solanum Sessiliflorum

:

38 comentários sobre “A fruta do século: Maná-Cubiu

  1. Eva Torres disse:

    Faço uso do mana cumbiu ja a mais de dois anos acho excelente para diabetes,neuropatia diabeticas,devido as dores nas pernas melhora muito e tambem para indisposição em geral so lamento que em meu estado não tem sempre que preciso tenho que pagar frete,pois moro em Goiania-Go se for possivel gostaria de ser informada onde posso comprar sem pagar frete.

  2. alda welter disse:

    Ganhamos um pé de manacubiu(mudinha)e tive muito cuidado em ajuda-la a crescer. hoje esta com um metro e produs muitos frutos. tivemos que escorar com bambus em virtude do peso, muito carregada e sempre temos frutos. tinhamos medo de consumir o fruto .hoje já bem divulgado, estou feliz por ter um no meu quintal.comemos a fruta lavada e descascada, acho a sementinhas muito azedas, como só a polpa.moro em Morretes no PR.area própria para este novoremédio.

  3. Maria de Lourdes disse:

    Para EVA TORRES:Na Feira dos Importados,em Brasília,o sr.Antônio do Amazonas vende o MANÁ CUBIU e outros produtos próprios da região amazônica,com já diz o nome.Seu telefone é:61-3234-9720 e o endereço:Feira dos Importados/corredor principal-conj.”C” loja 31.

  4. Anisia disse:

    Estou adorando tomar o suco de maná , Mas gostaria de saber como congelar , pois aqui na minha cidade só encontrei no mercado municipal e só vem uma vez por mes.
    Agradeço antecipadamente se alguem, puder me ajudar.

  5. gabrielle disse:

    gostaria de saber se tem comprimido e onde posso achar?, moro no interior da bahia e me interecei bastante por essa pesquisa..
    me manda uma resposta assim q ver meu recado

  6. Fatima,Maria disse:

    Gostaria de saber quando a fruta do manacubiu está madura é parecida com uma uva preta? Aqui em Brasília, os mercados estão vendendo uma frutinha preta, dizendo que é manacubiu.
    Já vi a fruta amarela, então não sei se é amarela ou preta.
    E quanto tempo dura em um recipiente de plástico, fora da geladeira. (Ela não está seca)
    Agradeço
    Fatima

  7. Olá,
    venho por intermédio deste informar que temos maná cubiu em cápsulas e enviamos para qualquer cidade no Brasil. Nossa empresa fica em Brasíla DF e nosso fone de contato é: 3234-9720. Obrigado a todos.

  8. nadir felix junokas disse:

    Moro em Itanhaem, gostaria de saber se encontro esta fruta por aqui ou tenho que comprar em São Paulo. Obrigada

  9. Miltes Bucci disse:

    Tomei o maná-cubio e abaixei o colesteral ruin , e aumentei o colesterol bom, e tamben abaixei o trigriciridios , e a glicose, estou satisfeita com a fruta , faço suco todos os dias, 3 frutas no suco.

  10. Aurora disse:

    comprei uma muda hoje, não sei quanto tempo leva para produzir, nem a época.Ficarei no aguardo.Quando souber mais sobre a planta postarei.

  11. Olá Alda Welter. Li seu comentário a resp. do maná cubiu. Moro em Itapoá SC. e Curitiba. Tenho sementes do maná roxo. Estou fazendo mudas. Gostaria saber se o seu é da cor amarela ou se alguém tem sementes da qualidade amarela. Grato pela resposta.

  12. Rubens Lapa Rodrigues disse:

    Qual o procedimento mais correto para consumir MANA CUBIO? E qual a dosagem diária recomendada? Alguém poderia me informar?
    Grato!

  13. sonia carvalho disse:

    Ola, gente estou muito necessitada de mudas de mana cubiu, pois o meu marido é cardiaco e o médico ortomocular falou que ele é rico em niacina…por favor me avisem urgente…pois moro em Goiania e não encontrei aqui….Sonia

  14. Olá pessoal! aqui em são cristóvão é encontrado o tal de mana-cubiu. Sendo que é um pouco salgado o preço, mas apesar de tudo é uma vitamina natural que vale a pena você comprar…custa aproximadamente entre 8 a 9 reais no mercado extra aqui no bairro: são cristóvão em rio de janeiro. Meu tel: 9771-6900 vivo. Abraços e parabéns a todos que compartilharam este site.

  15. Manoel Raimundo disse:

    O fruto do maná-cubiu pode ter forma arredondo, semelhante a um tomate débora, ou ovalado, do tamanho de um tomate italiano. A cor varia de amarelo a marrom ferrugem. Aqui em Registro (Vale do Ribeira), o clima favorece o cultivo e é encontrado na Feira do Produtor às quintas e domingos, em abundância, a R$4,00/Kg. A fruta in natura pode ser conservada em geladeira, sem necessidade de congelamento, por longo período.Fico à disposição para mais informações pelo celular 13 97384861, inclusive sobre a maneira de preparo para ingestão matinal.

  16. tenho uma plantaçao de mana-cubiu,sou tecnico agricola.
    quem quiser adquirir essa fruta medicinal e so entrar em contato pelo meu email ou pelos telefones 3237222534 3299862491 3284283389.
    obrigado

  17. GENY DARE MARQUES disse:

    COMO DEVE SER CONSUMIDO O MANA? ACHEI A FRUTA TAO AZEDA OU ÁCIDA? PODE -SE BATER NO LIQUIDIFICADOR ACRESCENTANDO AGUA? SERA QUE O MEU MANA AINDA ESTA VERDE E POR ISSO A ACIDES OU MESMO MADURO É ACIDO? DEVE-SE COMER AS SEMENTES TAMBEM?
    OBRIGADA POR RESPONDER.
    [email protected]

  18. Mônica Dematte disse:

    Ganhei alguns frutos de uma amiga que tem esta planta em casa. Para plantar é somente jogar as sementes no barro, cobrir com pouca terra e eles crescem sem cuidado algum. Quando joguei as sementes ( a parte central da fruta) acabei esquecendo e alguns meses depois já havia pequenas plantas, tenho um pe de um metro e produz bastante frutos. Ele é sempre bem azedo, mesmo bem vermelho é azedo. Não acho muito gostoso, mas pelo que pesquisei vale a pena come-lo pelos benefícios medicinais.

  19. José Gilmar Lucas disse:

    O fruto do cubiu possui centenas de sementes aptas a germinar, tenho no meu quintal alguns pés que frutificam o ano todo, aqui em Boa Vista-Roraima, faço uso do suco e como salada, senti melhorias na minha saúde, coincidentemente após o uso do fruto do Cubiu.É uma planta bastante rústica de fácil cultivo, e as sementes germinam em poucos dias.

  20. Anjos disse:

    Gostaria que alguém me doasse algumas sementes do cubiu. Moro em Belo Horizonte/MG e aqui não encontro. Pago o valor delas e do frete. Grato.

  21. Marta Generoso disse:

    Bom dia!
    Meu nome é Marta,gostaria muito de saber onde encontrar mudas do fruto maná-cubiu,porque por problemas de saúde gostaria de obter os frutos para fazer uso constante.Moro em Belo Horizonte
    ATT
    Marta

  22. José Gilmar Lucas disse:

    Tenho algumas plantas do Cubiu amarelo, no meu quintal aqui em Boa Vista-RR, faço uso do mesmo todos os dias, como suco ou misturado as saladas, tempero de carne, peixe etc, tinha um problema grave de gastrite e após algum tempo consumindo essa fruta melhorou muito esse problema, não sei se foi devido ao consumo do cubiu, mas coincidentemente aconteceu nesse periodo. Seu cultivo é muito simples, trata-se de uma planta bastante rustica e cada fruto possui centenas de sementes que germinam em poucos dias.

  23. Achei muito interesante o valor da fruta que estou tomando o suco, e fazendo as mudinhas com as sementes, mas eu plantei a vermelha e agora vou adquirir as outras para plantar também, vamos espalhar as boas noticias abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *