A Enigmática Cola da Aranha

A Aranha da espécie Parasteatoda Tepidariorum usa um único tipo de cola para fixar os fios de sua teia a uma superfície.

A cola é trabalhada de duas maneiras: ela pode ficar forte o bastante para prender os fios a uma parede ou fraca o bastante para que os fios se desprendam do solo e puxem uma presa que esteja andando pelo chão. Como a aranha consegue fazer isso?

Analise o seguinte: Quando quer fixar sua teia numa superfície como uma parede ou teto, a aranha tece os fios com a cola para produzir uma malha altamente adesiva. Dessa forma, a teia não vai se desprender caso sofra o impacto de uma presa voadora. Mas pesquisadores da Universidade de Akron, Ohio, EUA, descobriram que a malha usada para fixar a teia no chão tem uma estrutura completamente diferente. Essa malha é tecida com menos pontos de contato, o que permite que a teia se desprenda com facilidade, capturando rapidamente qualquer presa que se encoste nela.

De acordo com um comunicado da Universidade de Akron, os pesquisadores que descobriram essa maravilha da natureza “já estão tentando desenvolver uma cola sintética que imite esse projeto inteligente utilizado pela aranha (Parasteatoda Tepidariorum)”. Os cientistas esperam criar uma cola que possa ser usado tanto num curativo simples quanto para tratar fraturas nos ossos.

Enviado e adaptado por: Dione Nunes.
Fonte: Revista Despertai!/Janeiro/2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *