5 Verdades Sobre Bexiga Caída

  1. Conhecido como prolapso vaginal, é caracterizado pela queda da parede da vagina, consequência do enfraquecimento dos músculos da região pélvica.
  2. Segundo a ginecologista Silvia Carramão, da Santa Casa de misericórdia de São Paulo, nos casos mais graves, sente-se uma bola na região genital, e há perda involuntária de urina. O ato sexual  passa a ser evitado, pois pode ser doloroso.
  3. O diagnóstico é clínico. As causas estão relacionadas a múltiplos partos normais ou gravidez, obesidade, menopausa, cirurgias abdominais ou vaginais, envelhecimento e algumas doenças musculares, neurológicas e genéticas. A cada década de vida, dobra a chance da mulher apresentar o prolapso genital.
  4. O tratamento dependerá da gravidade da patologia, e prevê exercícios para a região pélvica. Casos mais avançados demandam intervenção cirúrgica.
  5.  A operação pode ser tradicional, para restaurar a anatomia normal, ou fazer uso de malhas sintéticas que corrigem os defeitos do assoalho pélvico, fortalecendo a região, com taxas de eficácia superiores a 90%.

Enviado: Ana Veiga
Fonte:  Revista viva Saúde/Julho 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *